terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Configurando uma Rede Doméstica


Em apenas alguns passos é possível criar uma "Rede Doméstica".
Então mãos á obra !
Como primeiro passo será necessário ter uma placa de rede é claro,
 depois um hub,cabo de rede com 2 plugs RJ-45 ( poderá comprar pronto ) , ou você mesmo poderá fazer mas será necessário um alicate próprio para poder crimpar os conectores ou seja prender corretamente no cabo, para isso você deverá desfiar o cabo nas pontas e organizar os fios de acordo com a ordem. Este cabo é formado por 8 fios marcados por cores e a ordem correta é a seguinte:

Ponta 01: (Branco/Verde) (Verde) (Branco/Laranja) (Azul) (Branco/Azul) (Laranja) (Branco/Marrom) (Marrom).

Ponta 02: (Branco/Laranja) (Laranja) (Branco/Verde) (Azul) (Branco/Azul) (Verde) (Branco/Marrom) (Marrom).

ou como outra opção :
Ponta 01:(Branco/Azul) (Azul) (Laranja) (Laranja/Branco) (Verde) (Branco/Verde) (Branco/Marron) (Marron).

Ponta 02: (Branco/Verde) (Verde) (Marron) (Azul) (Branco/Marron) (Branco/Azul)
(Branco/Laranja) (Laranja).

Após fazer isto, encaixe os fios nos plugs e, utilizando o alicate, crimpe as pontas e seu cabo já está montado e pronto para ligar os computadores.

Configurando o Endereço IP. Agora que os dois computadores já estão fisicamente ligados, você precisará configurá-los para que um reconheça o outro, além de ativar o compartilhamento para que eles possam trocar arquivos e informações(Opcional). Vamos dividar em passos esta etapa, que deverão ser feitos nos dois computadores:

1. Clique no menu Iniciar e clique com o botão direito do mouse sobre "Meus Locais de Rede", escolhendo a opção ''Propriedades''. A janela ''Conexões de Rede'' abrirá com suas conexões Dial-Up e uma denominada 'Conexão Local'. Clique sobre ela com o botão direito do mouse e escolha Propriedades:


2. Ao abrir esta janela, clique sobre ''Protocolo TCP/IP'' e escolha Propriedades: é aqui que irá especificar o endereço dos seus computadores (o endereço IP). O endereço dos dois computadores precisa ter um radical comum (Máscara de sub-rede) e um endereço IP diferente: usaremos o radical 100.100.100.x, onde X é o número do computador. No primeiro computador o ENDEREÇO IP será 100.100.100.1 e no 2º será 100.100.100.2. Você deve clicar a opção 'Usar o seguinte endereço IP' e digitar os dados corretamente. Coloque na máscara de sub-rede o número 255.0.0.0:
Após este processo reinicie o computador para que as alterações façam efeito.


03. Configurando o Compartilhamento Pronto ! Agora seus computadores já estão ligados e se reconhecendo. Faça abaixo nos dois computadores.
Escolha os drives, as pastas e/ou as impressoras que você deseja que o outro computador tenha acesso.2. Em ''Meu Computador'', clique com o botão direito do mouse sobre os drivers que você deseja compartilhar e escolha o menu ''Compartilhamento e segurança'':
3. Escolha a opção''Compartilhar esta pasta na rede'' e ''Permitir que usuários da rede alterem meus arquivos''. Faça isso com todos os drives, pastas e impressoras que deverão ser compartilhados.
Agora sim ! Seus computadores já estão ligados e trocando arquivos na rede! Confirme, abrindo ''Meus Locais de Rede'' no Menu Iniciar .





























Postagens relacionadas

Configurando uma Rede Doméstica
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.