terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Veja os videos da posse de Barack Obama

Esse são os vídeos da posse do Barack Obama, ele é o 44º presidente dos EUA, mas acredito um com os índeces mais alto de populariedade, recebendo um codinome de o " Presidente Pop".
Muitas pessoas estão depositando a sua fé no novo presidente, acreditam que agora as coisas irão para a frente, será ?








Em continuação á sua posse. Barack Obama e juiz se atrapalharam durante o juramento presidencial. O novo presidente se cenrolou com as 35 palavras do juramento que era ditadas pelo presidente da Suprema Corte dos Estados Unidos John G. Roberts, durante a cerimônia de posse.

Leia o juramento presidencial americano:

"Juro [ou afirmo] solenemente que desempenharei fielmente o cargo de presidente dos Estados Unidos, e que irei, com toda minha capacidade, preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos da América".

Antes de começar o ato de posse, Roberts perguntou para Obama: "Está preparado para fazer o juramento, senador?". Obama indicou que sim e Roberts começou a recitar as palavras, mas o novo presidente começou a repeti-las antes que o juiz fizesse a primeira pausa, tendo de recomeçar o juramento depois que os dois falaram ao mesmo tempo por alguns segundos.


Logo depois, Obama parou de falar, quando Roberts alterou a ordem da palavra "fielmente". Roberts tentou repetir corretamente o texto duas vezes, com pequenas imperfeições, falando ao mesmo tempo que Obama por duas vezes mais, até que retomou o texto Constitucional.

Após o juramento, no qual disse seu nome do meio, Hussein --o que, segundo a equipe dele é um gesto de aproximação com o mundo árabe--, Obama tornou-se oficialmente o 44° presidente dos Estados Unidos.


Obama preferiu "jurar" o compromisso presidencial, o que pode ser substituído por uma "afirmação" devido à conotação religiosa da palavra. --só um presidente, Franklin Pierce (1853-57), oficialmente "afirmou" o compromisso.

Costume de Tradição

Obama fez o juramento com a mão sobre a mesma Bíblia utilizada por Lincoln na posse em 1861. Como de costume nos Estados Unidos, a Bíblia estava sendo segurada pela sua mulher, Michelle.

A utilização da Bíblia não é prevista na Constituição, mas é uma tradição seguida por quase todos os presidentes desde a primeira posse, de George Washington, em 1789.


O currículo de Obama

-NOME: Barack Hussein Obama

-ESTADO CIVIL: Nascido em 4 de agosto de 1961 em Honolulu (Havaí, Pacífico). Casado, dois filhos.

-SITUAÇÃO ATUAL: 44º presidente dos Estados Unidos

-ENDEREÇO: Casa Branca, 1600 Pennsylvania Avenue, Washington DC, Estados Unidos da América

-CARREIRA POLÍTICA: Eleito em 1996 para o senado pelo Estado de Illinois (norte). Derrota na eleição para a Câmara de Representantes dos Estados Unidos em 2000. Reeleito senador em 2004. Candidato democrata à presidencial em fevereiro de 2007. Vencedor das primárias em junho de 2008 na disputa com Hillary Clinton. Eleito no dia 4 de novembro de 2008 presidente dos Estados Unidos derrotando o republicano John McCain.

-EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Redator financeiro de uma empresa de consultoria em Nova York, no início dos anos 1980. Professor de direito constitucional da Universidade de Chicago de 1992 a 2004.

-FORMAÇÃO: Escola primária em Jacarta (Indonésia), secundária em Honolulu. Estudos superiores no Occidental College de Los Angeles. Diploma de ciências políticas e relações internacionais da Universidade de Columbia em Nova York. Estudos de direito na Universidade de Harvard (Massachusetts, nordeste). Redator-chefe da revista de direito de Harvard.

-RELIGIÃO: Cristã batista.

-DEFEITOS: Fumante ocasional. Comprometeu-se a não fumar na Casa Branca.

-PRATOS PREFERIDOS: Batatas fritas e frango frito.

-HERÓI FAVORITO: Homem aranha.

-ESPORTES: Basquete.

-MÚSICA PREFERIDA: "Maggie's Farm" de Bob Dylan (1965). Outros músicos prediletos: Stevie Wonder, Sheryl Crow, Bruce Springsteen, Jay-Z, Will.i.am, Yo-Yo Ma.

Fonte: Folha de SP
Fonte: AFP

Postagens relacionadas

Veja os videos da posse de Barack Obama
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.