domingo, 8 de março de 2009

POLUIÇÃO DAS ÁGUAS E RIOS.

POLUIÇÃO DOS RIOS

A poluição das águas tem sido um problema para a nossa sociedade, e é tempo de por fim a todo o custo este assunto. Nestes últimos anos o governo tem tentado sensibilizar a opinião pública para esta situação que tem vindo a agravar-se devido à falta de fundos.
Os oceanos recebem boa parte dos poluentes dissolvidos nos rios, além do lixo dos centros industriais e urbanos localizados no litoral.


Parte da poluição é muito visível: rios espumosos, um brilho oleoso à superfície de um lago, cursos de água atulhados de lixo doméstico. Mas grande parte é invisível.
As principais áreas de preocupação são as que se encontram próximo de terra e de aglomerados humanos. É aí que a poluição se concentra.

Nos mares, lagos e rios existe uma enorme diversidade de espécies diferentes, onde muitas das quais fornecem à humanidade muita comida nutritiva. Desde a baleia do oceano até o menor crustáceo de água doce tem sido dizimado pelo homem.
Nas cidades e regiões agrícolas são lançados diariamente cerca de 10 bilhões de litros de esgoto que poluem rios lagos lençóis subterrâneos e áreas de mananciais.

E a poluição das Águas também causa a morte do reservatório natural, seja ele um rio, lago ou lagoa. A sobrevivência das comunidades das águas doces depende de dois fatores básicos: alimento e oxigênio. Parte do alimento é produzida pelo fitoplâncton (algas que flutuam na água), parte é produzida pela vegetação enraizada e parte provém da vegetação das margens, através de folhas e caules mortos que fornecem, ao ecossistema, o alimento para os decompositores.
A maior parte do oxigênio existente nos rios e lagos provêm do ar que se mistura com a água, em segundo lugar está o oxigênio produzido pelas algas e em terceiro, o produzido pelas plantas enraizadas (o aguapé é um exemplo).

O oxigênio é um gás que não se dissolve facilmente na água e, por isso, sua reposição é lenta. Assim, qualquer fator que diminua a quantidade dessa substância altera profundamente as comunidades aquáticas e pode até exterminá-las. Isso torna essas comunidades estreitamente dependentes da quantidade de oxigênio existente no ambiente.

EFEITO DA POLUICÃO NA SAÚDE DO HOMEM

Os constantes despejos das fábricas e dos centros urbanos estão carregados de substâncias que podem constituir causa séria de poluição como, por exemplo: ovos de parasitas, fungos, bactérias, vírus que ocasionam doenças como tifo, tuberculose, hepatite e cólera.
O escoamento de superfícies impermeáveis em ruas, edifícios e outras áreas pavimentadas para esgotos, a grande quantidade de lixo industrial localizado no litoral, somado ao excesso de fertilizantes que vão infiltrar-se no solo e poluir os lençóis de água subterrâneos e por sua vez os rios ou ribeiros onde estes vão dar são considerados como : Principais Causadores na Poluição Aquáticas.

POLUIÇÃO QUÍMICA DAS ÁGUAS

É um tipo de poluição que atinge rios e oceanos. Dois tipos de poluentes caracterizam a poluição química. São eles:

a) Biodegradáveis: São produtos químicos que ao final de um tempo são decompostos pela ação de bactérias. Ex: detergente, inseticidas, fertilizantes, petróleo etc.

b) Persistentes: São produtos químicos que se mantém por longo tempo no meio ambiente e nos organismos vivos. Estes poluentes podem causar graves problemas como a contaminação de alimentos, peixes e crustáceos. Ex.: DDT, mercúrio etc.

POLUIÇÃO POR ORGANISMOS PATOGÊNICOS

Efeitos na Saúde:
A água pode ser infectada per organismos patogênicos existentes nos esgotos. Assim ela pode conter:

Bactérias- Provocam infecções intestinais epidérmicas e endêmicas (febre tifóide, cólera, leptospirose etc.);

Vírus- Provocam hepatites, infecções nos olhos etc.;

Protozoários- Responsáveis pelas amebíases etc.;

Vermes- Esquistossomose e outras infecções.

77 comentários:

muito intessante pos intensifica amensagem de cada vez ++ cuidarmos do que temos...

boa tarde Sabdra
oi sou um aluno do colégio padre correa e eu estou estudando sobre a poçuição da agua e a professoara passou o seu blog pra gente
eu achei o seu blog muito interessante tem certas coisas aki que eu nem sabia
obrigado

boa tarde sandra somos brenda e lucas estudamos no colegio padre correa estamos estudado sobre a poluição da água a professora pediu para nós entrarmos no seu blog e gostamos muito do seu blog é muito interesante

boa tarde tia sandra tenho 12anos estamos etudando poluiçoes ea professora me deu o seu google e eu adorei o seu texto beijos juan felippe
colegio padre corrêas. petrópolis

Boa tarde,Sandra!!!!
Olá sou aluna do Colégio Padre Corrêa e estou estudando sobre a poluíçao da água.Encontrei coisas muito interessantes no seu blog e aprendi coisas muito legais que vão me ajudar a estudar!!!

boa tarde tia sandra tenho 10 anos e estou
estudano poluiçao da agua sou um otimo aluno do 5* ano acabei de fazer a minha prova de
ciencia e tinha poluiçao da agua

colégio padre corrêa (petrópolis)
Ola sandra meu nome é ketlyn eu tenho 11 anos eu estol estudando sobre a poluisão da água. A professora deu o seu blog para agente entrar e eu me enteresei muito pela a sua istoria.
sobre os despejos das fabricas e dos e dos sentros urbanos.

colégio padre corrêa (petropolis)
Ola sandra.
meu nome é bruna fernanda,eu tenho 11 anos
eu estou estudando sobre a poluição das águas
e dos rios.
passei pelo seu blog e me interesei muito pela sua istoria

Boa tarde Sandra tenho 10 anos de idade.Estou estudando sobre a poluição da água e gostei muito do seu blog e do seus textos.

boa tarde Sandra tenho 10 de idade. E estou estudando sobre a poluição da Água e gostei muito do seu texto.

Boa tarde!!! Sandra.
Olá sou um aluno do colégio padre correa e
nos estamos estudando sobre a poluição da água. observei o seu blog e gostei muito sobre o efeito da poluição na saúde do homem. obrigado tenho 10 anos.
colégio padre correa petrópolis

Boa tarde Sandra!
Achei seu blog super legal, ainda mais que estou estudando sobre isso.
Tenho 10 anos.
Estudo no Colégio Padre Corrêas, em Petrópolis.
Adorei conhecer mais sobre isso!

sandra eu gostei muito do seu blog,pos ele e muito importante para o meio ambiente ainda mais que estou estudando sobre o assunto
estudo no colegio padre correa tenho 10 anos
petropolis

boa tarde!!!!!!!
sandra nois estamos estudando essa parada
de poluiçao das aguas e entendi que nao podemos jogar lixo no rio e na praia e na rua se nao polui a agua e a rua.(paulo).

Fala ae Sandra o assunto é muito interessante sobre o efeito da poluição na saúde do homem eu tenho 10 anos e eu tenho 14 anos nos somos do Colégio Padre corrêa
e Gostamos do seu blog tchau

Olá Sandra!
Nós estudamos no Colégio Padre Corrêa, estamos estudando sobre a poluição de rios e lago e achamos muito interessante o seu blog,
esse assunto é interessante pro nosso país.

fala sobre a minha escola como ela era antes dessa epoca etambem sobre o trabalho das irmãs da caridade e como era a infansia delas eo nome de cada nome dos filhos delas e de sua familia e tamben a idade delas e quantos anos elas foran casadas e soutera ou se ainda são casadas ou souteras

oi sandra gostamos muinto do seu blog somos do colégio padre corrêa nosso nome pedro e rafael
10 10 anos

MIGUEL E GABRIEL OI SANDRA GOSTEI MUITO DO SEU BLOG ELE E MUITO INTERESSANTE E E AJUDA AS PESSOAS A VE O DESESPERO DO PLANETA TERRA

Oi Sandra eu sou do colégio padre correa eu achei muito interesante o seu blog eu estou estudando sobre isso e isso devia acabar eu desejo sussesso para vc.

olá Sandra
nós achamos o seu blog muito interessante
e educativo pos nós estamos estudando sobre a poluição da água.
nós achamos o seu texto sobre efeito da poluição na saúede do homem muito interessante .
nós somos alunas do colégio padre corrêa
e ñós temos 10 anos
tenha muito sucesso com o seu blog.

oi tudo bem nós somos do colégio padre correa
eu victoria tenho 10 anos também e eu ana grayce também .eu tambem gostei muitu do que escreveu

Oi eu sou jonas tenho 10 anos
achei interessante pois ensina as doenças que pode causar ao homem.

bom dia eu sou kaio tenho 11 anos e eu estudo muito sobre a poluição da agua .eu estudo no colegio padre corrêa

Oi gostei muito do seu comentario sobre o efeito da poluiçao na saude do homem muito interessante sou ruggery do colegio padre correa tenho 10 anos thau beijoos!!

Muito Interessante seu texto " Efeito da Poluição na Saúde do Homem " você é muito criativa. Espero que você continue fazendo esses textos maravilhosos e fazendo muito sucesso...Temos 10 anos e estudamos no Colégio Padre Corrêa.

eu achei muito bom seu comentario continue assim
tenho=10
colégio padre corrêa
petrópolis

oi eu sou mirella tenho 10 anos eu sou do colegio padre correa gostei muito do comentario quase ninguém fala sobre isso pois isso é muito interesante beijos

Oi o texto da poluiçao da agua e muito legal,pois nos mostra algumas doenças tranmisiveis pela agua.
eu Thayza tenho 10 anos no quinto ano a nathaly tambem estudamos no colegio padre correa Petropolis-RJ foi muito bom conhece voce.

data 09 11 09. ola nosso nome e isabela e larissa m. nos temos 10 anos estudamos no colegio padre corrêa nos achamos seu blog muito interesante para nosso pais fizemos uma prova sobre isso hoje foi legal saber que vc fez um blog sobre isso seu blog esta sendo um suseço no colegio padre corrêa beijos e ate mais !!!!!

MUITO LEGAL ESSE ASSUNTO
SOBRE A AGUA GOSTEI MUITO DO SEU TEXTO
O SEU TEXTO E MARAVILHOZO VOU COM A
NOSSA AGUA

Oi o seu texto estava muito interessante
pois nos mostra as doenças que a água pode causar, que as pessoas ate ficará mais atentas,
com as águas...

Thalia:11 anos,do quinto ano do Colégio Padre Corrêa.
Ester:10 anos,do quinto ano do Colégio Padre Corrêa.

Amamos o seu texto continue assim!!!!

oi nós gostamos muito do texto leajuda a melhorar a natureza ;

Oi eu cou rn nos gostamos muito maneiro o texto obrigado

Nossa amei seu comentario,pois isso importa muito pois poucas pessoas se preucupam com isso olhe continue assim pois isso ainda vai mudar o nosso planeta...
Continue assim!!!!(.)

oi gostei muito do texto esse texto e bom que mostra pro serhumano como esta a natureza e os rios

eu achei muito interessante

pois ela nos ensina os riscos que corremos poluindo água.

nos dissendo sobre as doenças transmitidas pela poluição da água.

Olá
Sandra amei o seu texto falando da água eu estou estudando isso no Colégio é seu texto e muito util a água é muito importante em nossas vidas ...

E com ela que nos tomamos banho , fazemos a nossa comida é bebemos se ela acabar ns acabamos junto ...

Muito legal !!!

beijos

Colegio Padre Corrêa . Petrópolis

oi gostei muito do seu texto foi muito iteressante foi miuto legal te estudado essa matéria e lido o seu texto

boa tarde sandra ,
gostei do seu asunto sobre água poluida,
e das doensas trasmitida pala a água.

eu achei muito interesante pois ela nos ensina sobre a poluição da água.

se a água ficar poluida os seres vivos podem ficar doentes e até correr o risco de morrer.

NÓS ACHEMOS QUE SE NÓS JOGASIMOS MENOS LIXO POUPARIA O NOSSO PLANETA E DIMINUIRIA A POLUIÇÃO.

OI SANDRA NÓS SOMOS
DO COLÉGIO PADRE CORRÊAS
NÓS ACHAMOS QUE A POLUIÇÃO
É UM ABSURDO PARA O MEIO
AMBIENTE.
PODE PREJUDICAR OS ANIMAIS
E ATÉ MESMO AS PESSOAS.
ADORAMOS O SEU TEXTO
BJSS.... DE NATY E DE JOÃOZINHO.

eu achouma coisa muito errado pois tem muitas pesoas que polia os rios de todas as cidades eu acho muito errado.eu tem 11 anos eu estavo estudandon ese saite e goistei dele.

EU ACHO ISSO MUITO ERRADO QUE PODE PREJUDICAR OS ANIMAS E ATE MESMO AS PESSOAS IDADE 11

nós achamos isso muito interessante pois gostamos muito do asunto sobre água poluida,
e das doensas trasmitida pela água
=P

Boa Tarde!!!
SANDRA NÓS ADORAMOS O SEU BLOG ,É MUITO INTERESANTE, NÓS DESCOBRIMOS NOVOS JEITOS DE LIDAR COM A POLUIÇÃO DA ÁGUA.

NÓS ESTUDAMOS NO CÓLEGIO PADRE CORRÊA ,EM PETRÓPOLIS,RJ.

oi sandra meu nome e manuella tenho 10anos achei tudo muito legal alem disso seu blog nos passa cultura espero que seu blog ensine as pessoas a não poluir mas as águas e alendo mais estudo no colégio padre correa e espero que antes do ano letivo acabar voce venha nos fazer uma visita pois gostaria muito de te conhecer se voce vier sou da turma da tia rafaela muito obrigada tchau.

oi sandra meu nome e tais eu tenho 10anos e eu goste muinto do seu blog e tambem achei muiito interesante .

oi sandra tudo bem me çhamo milena tenho des anos e açhei seu comentario muito interesante eu amei como surgil a ideia de escrever um boog so sobre poluiçaõ da agua

NÓS ADORAMOS O SEU BLOG ,É MUITO INTERESANTE, NÓS DESCOBRIMOS NOVOS JEITOS DE LIDAR COM A POLUIÇÃO DA ÁGUA.

NÓS ESTUDAMOS NO CÓLEGIO PADRE CORRÊA ,EM PETRÓPOLIS,RJ.

oi tudo bem tenho muita sorte
em ciencias
e gosto do seu blog
tem mais coisa para mostra
para gente.

Olá sandra tudo bem com vc!!!
gostei muito do seu blog
achei várias coisas legais
que vão me ajudar muito sobre a poluição da aguá!!!!! tenho 11 sou sou um menino muito legal inteligente!!!! etc.

Olá Sandra,boa tarde!

Adorei tudo que encontrei em seu blog e gostamos muito,achamos muito interessante.
Aprendemos muito sobre as coisas que lemos sobre a poluíção da água!
Estudamos no Colégio Padre Corrêa e temos 10 anos.

OI SANDRA EU LI OS SEUS TEXTOS O SEU BLOG E INTERESSANTE

Boa tarde Sandra!!!!!!!!!

Eu sou a Ana clara tenho 11 anos,estudo no Padre correa.
Eu adorei o seu blog,tem coisas ai que eu sabia e eu aprendi muuuuuuuuito.
A sua explicação é otima.....

oi sandra gosdei muito do seu blog eu tenho 12 anos meu nome e lucas gosto de praticar esporter eu jogo bola todo o sabado

Boa tarde Sandra!!!

eu sou Maria Alicia,tenho 10 anos esdudo no colegio padre crrea,minha professora e a tia Manoela.

eu adorei seu blog,Pois eu aprendi muito e tambem achei muito interesante

1.00000000 beijos!!!!!!!!!!!!!

eu adorei o seu blog eu tenho 10 anos sandra o seu trabalho e maravilhoso eu estudo no colégio padre corréa beijos.

OLÁ SANDRA SOU ALUNA DO COLÉGIO PADRE CORRêa. tenho dez anos achei muito legal,nós estamos estudando a poluição da água e achei um jeito muito legal de estudar mais. BEIJOS LYANDRA.PETRÓPOLIS RJ.

oi sandra sou aluna do colégio padre corrêa.
eu achei muito enteressante o seu blog.
e pelo que eu vi você é muito inteligente,parabéns.
beijos de gabrielle.






pa parabéns.

oi sandra gostei muinto do seu trabalho es tou aqui no colegio padre correa eu tenho 10 anos e ja entendie muinto do que seu trabalho
, fala sobre nao poluir o meio abiente , seu blogue e muinto enteresante bejos thamara ..constantes despejos das fábricas e dos centros urbanos estão carregados de substâncias que podem constituir causa séria de poluição como, por exemplo: ovos de parasitas, fungos, bactérias, vírus que ocasionam doenças como tifo, tuberculose, hepatite e cólera.
O escoamento de superfícies impermeáveis em ruas, edifícios e outras áreas pavimentadas para esgotos, a grande quantidade de lixo industrial localizado no litoral, somado ao excesso de fertilizantes que vão infiltrar-se no solo e poluir os lençóis de água subterrâneos e por sua vez os rios ou ribeiros onde estes vão dar são considerados como : Principais Causadores na Poluição Aquáticas.

ra

Sandra seu Blog e muito interessante nos vamos ,conseguir fazer com que outras pessoas nao joguem lixo nos rios.

Olá Sandra achei seu blog muito bom alem dissu eu estou istudando sobre issu parabens.

Oi Sandra!
Somos do Colegio Padre Correa ,e gostamos muito do seu blog , achamos muito interessante.
Parabens!

Boa tarde Sandra!!
Gostei muito do seu blog eu Brenno tenho 10 anos e o Rafael 12 ele gostou muito do seu blog.
Somos do Colégio Padre Corrêa.
Poluição da agua é um tema muito maneiro.

sandra nos famos consseguir combate para gue ninguem faza mais isso.

OLÁ SANDRA GOSTEI MUITO DO SEU BLOG ESTAMOS ESTUDANDO SOBRE A POLUIÇÃO DA ÁGUA GOSTEI MUITO DO SEU TRABALHO MEUS PARABENS ESPERO QUE VOCE CONTINUE ASSIM.JOÃO PEDRO

OI EU E O BRENO ADORAMOS SEU BOLG E TEM MUITAS PERGUNTAS IMPORTANTES PARA O COLEGIO PADRE CORREIA E ESSAS PERGUNTAS MUITAS COISAS IMPORATANTES PARA O MEIO AMBIENT E ETC.

RAFANE


BOA TARDE SANDRA!

SOU DO COLEGIO PADRE CORREA,TENHO 10 ANOS
EU ACABEI DE LER SEU BLOG
ACHEI SUPER ENTERESANTE
FALA SOBRE O MEIO ANBIENTE
E EU GOSTO MUITO DO MEIO AMBIENTE
DAS PLANTAS ETC.

OI TIA SANDRINHA,
MANREIRO O QUE VC ESCREVEU SOBRE A REPORTAGEM! EU E A SARA(MINHA MELHOR AMIGA)ACHAMOS D+! ACHAMOS QUE VC ESTÁ CERTA SOBRE A POLUIÇÃO DO AMBIENTE.
BJKS:
CAROLYN E SARA

oi sandra adoramos sobre a poluiçao da água oque você escreveu pois ficou magnifico atencioso thor marinho.oi sandra gosto de estudar sobre isto meu nome é pedro henrique somos do padre corrêa em petrópolis temos 10 anos.

Olá sandra,adorei os textos sobre poluição da água,achei super interessante!
Aprendi muitas coisas sobre esse assunto!
Sou de Petrópolis RJ, e estou visitando pela primeira vez o seu blog.

Ola Sandra, li o seu artigo e achei mto interessante, gostaria de convida-la para conhecer o novo conceito em lavagem de roupas com redução de 80 a 100% no uso de produtos quimicos, em media 350 litros de agua a menos poluida no mbiente a cada lavagem, fica aqui o meu convite
www.okoballbrasil.com.br
esperamos a sua visita
atenciosamente.

oi Sandra tambem sou do colegio padre correa e achei seu blog muito legal principalmente para as pessoas que estão estudando isso agora parabéns!!!
Petrópolis,23/06/11
Maria Paula Bientto

ola professora sandra sou do colegio Monteiro Lobato meu nome e Tiago Crisostomo e gostei do seu blog parabens bjs.

Ola Professora Sandra sou do colegio d. Pedro segundo,e gostei muito do seu blog parabens pelo seu trabalho que por sinal ficou otimo. Julia Farias Couto Petropolis,16/11/2011

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More